SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

20/03/2020
Como funciona o pedido de reconhecimento de cidadania via consulado?

O cidadão brasileiro solicita às autoridades o registro e/ou transcrição dos atos de registro civil da sua linha genealógica, desde o seu antepassado até o seu próprio registro, o que comprova a descendência e, consequentemente, acarreta o reconhecimento do direito e a obrigação de cumprir deveres inerentes à cidadania.

Onde posso apresentar a solicitação de reconhecimento de cidadania?
O processo pode ser feito no Brasil junto aos consulados do qual pertence a sua linha genealógica, ou diretamente no país em questão.

Por que muitos brasileiros optam em realizar o pedido da cidadania italiana em território italiano?
Devido à grande demanda que recai sobre as representações italianas, os processos que correm no Brasil têm prazos de duração mais longos, podendo chegar a 10 anos até sua conclusão. Por outro lado, na Itália o processo é mais célere, pois pode ser realizado em qualquer “Comune” (equivalente, no Brasil, a município), desde que o interessado seja residente naquela localidade.

Qual o prazo máximo de duração do processo em território italiano?
O prazo máximo previsto em lei é de 180 dias. No entanto, na prática, a duração do processo geralmente ultrapassa esse período e pode prolongar-se por mais de um ano. Deve-se ter em mente que, durante esse tempo, o requerente precisa residir em território italiano, sob pena de anulação do processo.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.