SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

20/03/2020
A importância do preenchimento adequado do prontuário médico

O Código de Ética Médica proíbe que o profissional deixe de elaborar um prontuário para cada paciente, demostrando a importância do referido documento no momento em que for preenchido de maneira adequada, não admitindo omissões, má elaboração, uso de códigos pessoais, siglas e abreviaturas desconhecidas.
Os profissionais da saúde, ainda que sujeitos aos impasses encontrados no dia a dia, tais como: dificuldade em manejar o sistema eletrônico do hospital, rotina de trabalho árdua e sobrecarregada ou, até mesmo, a crença de que não seria necessário partilhar documentalmente todos os procedimentos; devem se atentar ao adequado preenchimento do prontuário.
Isto porque, o prontuário serve para, além dos registros dos atos médicos e segurança do próprio paciente, proteger o profissional em caso de complicações éticas, técnicas ou judiciais.
Contudo, somente quando surge a necessidade de elucidar algum questionamento feito pelo próprio paciente ou familiar, ou quando da elaboração de defesa em processos éticos / administrativos ou judiciais, que muitos profissionais se dão conta da real importância do prontuário devidamente preenchido.
Nesta última hipótese, se houver precariedade de registros, a utilização do prontuário será de pouca ajuda, impossibilitando o profissional de comprovar que as atitudes tomadas em prol do paciente foram corretas.
Caso o prontuário não tenha informações suficientes, poderá demonstrar ao julgador eventual descaso com a assistência prestada ao paciente, acabando por prejudicar a defesa, além de se considerar negligência do exercício profissional.
Diante disso, ao contrário do que comumente se acredita, o prontuário jamais pode ser produzido somente para fins de contabilização das despesas sobre os procedimentos realizados, pois possui um alto valor probatório, além de servir para resguardar o profissional quanto aos atos por ele praticados.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.