SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

20/09/2019
O que faz o cirurgião pediátrico?

Dra. Carolina Talini e Dra. Maria Lúcia Giolo

A cirurgia pediátrica, responsável pelo tratamento de doenças congênitas, adquiridas desde o período neonatal até a adolescência por meio de procedimentos cirúrgicos, é uma área médica muito ampla e permite ao cirurgião pediátrico escolher qual subespecialidade seguir. Entre elas, cirurgias eletivas, programadas, de emergência e por vídeo (laparoscopia), viabilizando realizar operações de pequeno porte, bem como cirurgias abdominais e torácicas. Além disso, os cirurgiões pediátricos também optam por oferecer assistência à saúde ou se dedicar à carreira de pesquisa e acadêmica. A formação de experiência e conhecimento do cirurgião pediátrico é de no mínimo 11 anos para começar a exercer suas habilidades: além dos seis anos da faculdade de medicina, é preciso cursar dois anos de residência médica em cirurgia geral e mais três anos de cirurgia pediátrica.
O cirurgião pediátrico bem preparado deve ter um conhecimento técnico altamente diversificado para abordar a criança de acordo com sua faixa etária, conhecendo o perfil de cada uma delas com a finalidade de conquistar a confiança do paciente, pois tudo isso coopera no momento de realizar um exame físico ou obter o mínimo de trauma possível quando o caso for uma cirurgia. O cirurgião pediátrico tem o treinamento específico para lidar com os pais e informá-los sobre o quadro clínico do seu paciente.

Agende uma consulta e acompanhe nas próximas edições mais novidades sobre nossa especialidade.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.