SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

20/09/2019
Um alerta sobre a importância de cuidar da saúde do coração dos pets

Vida Pets - Hospital Veterinário

Para os tutores de pets, nada melhor do que saber que o seu peludinho está saudável, não é mesmo? Mas é preciso que alguns cuidados especiais sejam tomados para que o animalzinho tenha uma vida longa e feliz ao seu lado.
As doenças cardíacas são bastante comuns nos nossos Pets, principalmente com o avanço da idade. Muitas doenças cardíacas evoluem de forma silenciosa e apresentam sinais clínicos somente em estágio bastante avançado.
Por esse motivo, o diagnóstico precoce é fundamental. Isso vale para os cães e para os gatinhos também! Com o acompanhamento médico correto, várias medidas preventivas podem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida do seu pet.

Você já levou seu pet fazer exames do coração?
Se o seu cão ou gato tem mais de 6 anos de idade, recomenda-se um check-up cardíaco anual. Caso haja necessidade, o médico veterinário poderá indicar exames mais frequentemente, a depender de cada paciente.

Algumas condições clínicas que podem resultar de uma doença cardíaca:
- Insuficiência cardíaca congestiva: diminuição progressiva da capacidade do coração de bombear o sangue. Essa condição pode acarretar problemas graves de oxigenação e comprometer demais órgãos e a saúde do seu pet, podendo causar a morte.
- Arritmias: distúrbio do batimento cardíaco (muito acelerado, muito lento ou irregular), podendo inclusive, causar morte súbita.
- Endocardiose valvar mitral e tricúspide: essa doença causa o espessamento das válvulas mitral e tricúspide, comprometendo a função hemodinâmica, ou seja, o sangue não será bombeado como deveria a fim de suprir a necessidade do corpo.
- Dirofilariose (Verme do Coração): causada por um verme que invade o coração e pode ser letal. Essa doença tem PREVENÇÃO e pode ser evitada com aplicação de um vermífugo específico, com uma dose anual!

Quais exames devo fazer na consulta cardiológica?
Além de uma boa avaliação física, auscultação de coração e pulmão, é importante para o médico veterinário conhecer todo o histórico clínico
do paciente, para que possa indicar os exames complementares necessários, tais como: AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL; ELETROCARDIOGRAMA, ECOCARDIOGRAFIA e RADIOGRAFIA DE TÓRAX.

 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.