SAÚDE NEWS

Matérias

Editorial

15/09/2018
Mais cuidados com a saúde da visão

Edição #105

Se observarmos a Região Oeste, fica fácil constatar que o agronegócio, o comércio e a saúde são os grandes propulsores do desenvolvimento local. Também se destaca a presença das universidades, que atraem milhares de estudantes de diversos lugares do Brasil. Os avanços tecnológicos na medicina, no que diz respeito à especialidade de oftalmologia, vêm proporcionando tratamentos cada vez melhores desde os aspectos patológicos da visão, até a análise de sua fisiologia. O Hospital de Olhos é uma referência nacional em qualidade na manutenção da saúde ocular. Sua infraestrutura contempla leitos para internação, cinco centros cirúrgicos, unidade de emergência, centro de diagnóstico por imagem, ambulatórios clínicos e cirúrgicos, além de equipamentos com tecnologia de ponta. Confira reportagem especial sobre diagnóstico, prevenção e tratamentos de diversas doenças dos olhos com o máximo conforto e atendimento exclusivo que o hospital disponibiliza.
No mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, o psiquiatra Dr. Fabiano Agostinho relata a grande incidência de problemas, transtornos e doenças psiquiátricas entre médicos e acadêmicos de medicina, bem como as principais causas. Outro tema que merece atenção é o Vírus do Papiloma Humano (HPV), considerado um fator de risco para o desenvolvimento de tumor orofaríngeo. A doença, além de grave vem ocorrendo com maior frequência nos últimos anos, principalmente, pela prática do sexo oral sem proteção.
Diversos eventos contribuíram para a troca de experiências na área da saúde, como o III - Encontro de Atenção à Obesidade, que foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A iniciativa reuniu cerca de 400 profissionais que discutiram sobre os principais desafios e paradigmas relacionados à doença no âmbito da saúde pública. Além disso, o Laboratório Alvaro promoveu um simpósio sobre práticas clínicas com ênfase nos exames laboratoriais em diferentes especialidades médicas: endocrinologia, ginecologia, infectologia e hematologia. A Renalclin está em clima de festa, pois comemora os 33 anos do primeiro transplante renal do Oeste do Paraná e o aniversário de 18 anos da clínica. A especialidade dermatológica está em alta, pautada pelos grandes avanços tecnológicos e novos tratamentos para cuidar da saúde e beleza da pele. Verifica-se uma grande movimentação por parte dos dermatologistas de Cascavel, que estão cada vez mais presentes nos congressos nacionais e internacionais. Conheça o Laboratório Biovel Personal que enfatiza a importância da medicina de precisão, com foco em testes genéticos preventivos. Leia também, a entrevista com o Dr. Carlos Floriano de Morais que explica a função e a importância da patologia. Além desses assuntos, tem muito mais nas próximas páginas. Antes de encerrar, parabenizamos os profissionais pelo Dia do Médico (18/10).