SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

15/03/2015
11 de abril: Dia do Infectologista

Esta data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Infectologia com o intuito de homenagear e lembrar a todos sobre a importância do infectologista e da infectologia. O dia 11 de abril foi escolhido por tratar-se da data de nascimento do Dr. Emílio Ribas (1862 – 1925) renomado e ilustre médico que atuou no campo das doenças infecciosas e um dos pioneiros da infectologia no país. Foi um dos bravos sanitaristas do final do século XIX e início do século XX, combateu epidemias de febre amarela e fundou o Instituto Butantan; juntamente a Oswaldo Cruz, Adolfo Lutz, Vital Brasil, Carlos Chagas e muitos outros, lutou para livrar as cidades e os campos das epidemias e endemias que acometiam o país na época. Recebe o seu nome um dos principais centros de tratamento e estudo em doenças infectocontagiosas do país, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
 
Parabéns a todos os Infectologistas e profissionais que atuam no campo das doenças infecciosas!
 
A Infectologia é a mais geral das especialidades clínicas, não se prendendo a qualquer território orgânico, mas estimulando um raciocínio clínico que, geralmente, passa pela integração da fisiopatologia dos vários tecidos e sistemas. Seu exercício envolve o desafio da busca do agente etiológico, a possibilidade do diagnóstico preciso do quadro infeccioso e o reconhecimento pelos pacientes do tratamento que comumente conduz à cura. Endemias, surtos, epidemias, doenças infecciosas emergentes e reemergentes, uso racional de antimicrobianos, controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, imunizações e medicina do viajante constituem problemas atuais que mostram a demanda por infectologistas.
Em comemoração ao Dia do Infectologista e como parte da programação científica promovida pela APARCIH (Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar) e SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) será realizado em Cascavel nos dias 10 e 11 de abril o 8º Curso de Imersão em Antibióticos, III Simpósio Paranaense de Infectologia e V Fórum de Resistência nos Hospitais do Paraná. O evento é organizado pela Liga de Infectologia da Unioeste e pela Direção Pedagógica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Serão abordados diversos temas relacionados a antibióticos e infectologia, com ênfase na interface infectologia X terapia intensiva. Público-alvo: médicos, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas e estudantes de todas as áreas das ciências da saúde. As inscrições são realizadas na Direção Pedagógica do HUOP (45 3321-5120).
 
 
 
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.