SAÚDE NEWS

Matérias

Editorial

15/07/2017
No fluxo da vida

Edição#98

O sangue é considerado um meio de transporte perfeito, pois conduz todos os tipos de substâncias para organismo. Já o coração, órgão central do aparelho circulatório, está destinado a impulsionar o sangue por meio dos vasos. Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o corpo. Mas por onde circula o sangue? Pelas artérias, arteríolas, vênulas, veias e capilares.
Destacamos as veias que assumem um papel significativo como armazenadoras da maior quantidade de sangue que circula no corpo. Sobretudo, as veias das pernas executam, neste sentido, um trabalho árduo, transportando o sangue desde o ponto mais distante do corpo, vencendo a força da gravidade, de volta para o coração. Mas as veias por diversos fatores podem sofrer alterações, o que chamamos de doenças venosas, agudas ou crônicas. As doenças venosas estão entre as mais comuns que afetam a população. Devido à interdisciplinaridade destas condições envolvem várias especialidades e subespecialidades. Podemos citar a flebologia, angiologia, dermatologia, cirurgia vascular, medicina interna e medicina geral. A Saúde News traz em “primeira mão” a trajetória de um exímio médico: Dr. Carlos Alberto Rover, especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular. O profissional tem amplo conhecimento técnico das doenças venosas, sendo as varizes e as tromboses venosas as de maior incidência. Doutor Rover é referência no tratamento de varizes sem repouso e domina as modernas técnicas, que vão desde o diagnóstico até os tratamentos que eliminam as varizes. Sua credibilidade também é notável na área do ensino, sendo um dos fundadores do “Curso Master em Fleboestética” que já capacitou mais de 756 cirurgiões vasculares dentro e fora do Brasil. Sua trajetória de vida, além de inspiradora chegou até as mãos de Nuno Cobra, que foi o Preparador Mental do inesquecível Ayrton Senna. Confira a reportagem especial que inicia na página 50.
Tratamentos estéticos, judicialização da medicina, a revolução no câncer de próstata, bruxismo, saúde oftalmológica, cirurgias plásticas, novidades nos tratamentos dermatológicos, novos acessórios e aplicativos para audição, apneia do sono e eventos na área da saúde, são alguns dos temas presentes nessa edição. Destacamos ainda, o novo tratamento endovascular da válvula mitral realizado pela primeira vez em Cascavel pela equipe da Digicor.