SAÚDE NEWS

Capa

Viva a sua melhor versão

Instituto da Pele

Viva a sua melhor versão

As borboletas são insetos apreciados por sua beleza, pelo encanto de suas asas ligeiras, brilhantes, delicadas e multicoloridas. A espécie, que passa por vários estágios, do ovo para larva, depois do casulo para o nascimento, nos ensina que todas as fases da vida são importantes e indispensáveis! Não podemos pular nenhuma etapa, nem deixar de prestar atenção no que vivenciamos.
Estamos em constante transformação e sentir-se bem consigo mesmo é um exercício diário e que exige dedicação. Muito além da aparência, a autoestima está ligada aos sentimentos, emoções e satisfação pessoal. Por isso, lidar com a imagem das pessoas é um grande desafio que requer cautela e capacitação. Quando se trata da pele, os cuidados são bem específicos, pois o segundo maior órgão do corpo humano é também o mais visível. A pele passa por diversas mudanças ao longo do tempo. Quem nunca foi surpreendido com as linhas finas, rugas, perda de volume, flacidez, celulite, olheiras, estrias, gordura localizada, entre tantos outros sinais do envelhecimento?
A cada ano, a medicina dermatológica traz diversas novidades em procedimentos, tecnologias, além de recursots terapêuticos confiáveis. São tratamentos e protocolos que, se seguidos criteriosamente, sob os cuidados de um profissional devidamente habilitado, podem retardar o envelhecimento facial e corporal e de maneira bastante satisfatória. É neste contexto que os médicos dermatologistas, Dr. Carlos Alves Junior e Dr. Fernando Henrique Alves, atuam com ética, conhecimento científico e um olhar sensível a sua profissão. Por meio de tratamentos eficazes, preservam as características de seus pacientes, transformando-os nas melhores versões de si mesmo. A missão da Dermatologia está justamente neste ponto: estimular a harmonização de linhas e contornos, levando em consideração o respeito à individualidade e valorizando os diferentes tipos de beleza. O corpo clínico de excelência do Instituto da Pele, aliado a uma equipe de colaboradores capacitada, disponibiliza para Cascavel e região uma estrutura completa, atendimento humanizado, produtos certificados e de total qualidade, equipamentos de alta tecnologia, tendo em vista o bem-estar, a saúde, a segurança e a autoestima do paciente. Os médicos também investem constantemente na ampla capacitação, participando de encontros científicos nacionais e internacionais. Conheça nas próximas páginas alguns tratamentos dermatológicos e estéticos que possibilitam vivenciar a sua melhor versão. Você é único e especial!


Envelhecimento saudável e belo é possível com a associação de vários tratamentos e visitas periódicas ao dermatologista


Para cada fase, um cuidado

As pessoas querem vida longa, evitar ou retardar o envelhecimento. A alimentação equilibrada, as atividades físicas regulares e bons hábitos ajudam a combater muitas doenças e a envelhecer melhor. Mas, para manter uma pele bonita e saudável torna-se fundamental uma rotina de cuidados. E se você pensa que para dar um up na autoestima precisa gastar rios de dinheiro, está enganado! É possível realizar todos os tratamentos de pele dos seus sonhos, basta conversar com o dermatologista e traçar um planejamento que elenque as prioridades e os cuidados necessários em cada fase da sua vida. Esse profissional saberá indicar o que há de melhor para a sua pele e de acordo com a sua idade, traçando um plano dermatológico para semanas, meses e anos subsequentes. Afinal, quando os procedimentos são realizados no momento certo tendem a trazer resultados mais satisfatórios. Prevenir os danos futuros é um dos segredos para manter a jovialidade e a autoestima elevada.




Vantagens de planejar:


Tratamentos estéticos não são permanentes, é importante fazer um planejamento em longo prazo com o dermatologista. Assim, asseguram-se:

• Maior proteção, acompanhamento e cuidados; 
• Diminuem-se as chances de efeitos negativos e indesejados;
• É possível saber quanto tempo é necessário aguardar pela recuperação da pele ou mesmo a época mais adequada para fazer determinados procedimentos;
• Resultados mais seguros para você e para sua saúde;
• Maior eficácia em longo prazo.



Linhas de expressão, rugas, bolsas e olheiras: isso t
e incomoda?

A toxina botulínica – a mais utilizada no mundo – é indicada para prevenir, atenuar e tratar rugas, linhas de expressão, pés de galinha, bolsas e olheiras. Quando introduzida nos músculos da face, por meio de injeções, a toxina inibe a liberação de um neurotransmissor, chamado acetilcolina, que atua nas sinapses musculares, impedindo, assim, a contração. No rosto, na região do queixo e do pescoço ocorre naturalmente um aumento da flacidez. O músculo platisma, que insere na região da mandíbula, contribui, sobretudo para puxar a pele para baixo, como consequência, surge aquele aspecto do sorriso triste e flacidez de pescoço. A toxina botulínica aplicada nesse músculo previne esses efeitos, bem como tem outras indicações: ao redor dos lábios e pescoço para melhora do contorno labial e facial.


Fios de sustentação: contorno facial natural

Os fios de sustentação são indicados para pacientes com moderada flacidez facial e de pescoço, com objetivo de promover um efeito lifting sem cortes, além de estimular a regeneração do colágeno, pois é composto por ácido polilático. No consultório, com anestesia local, o médico faz pequenos furos em pontos estratégicos do rosto, com uma agulha fina conduz o fio até a camada de gordura e o acomoda ao longo do tecido. O resultado é imediato, levantando as maçãs do rosto e suavizando sulcos indesejáveis. Por fim, quando o organismo reabsorve os componentes do fio, a pele começa a restaurar o colágeno, que ajuda no combate às rugas.

“Fabricado com material absorvível, os fios de sustentação são aplicados na parte mais profunda da pele, buscando tracioná-la e então, levantá-la. Além disso, os fios agem como estimuladores de colágeno, formando novas fibras elásticas. Assim, a parte “caída” da pele será reestabelecida, dando um novo contorno à face de maneira bem natural”, explica Dr. Carlos Alves Junior.


A proteína da beleza

Chamada de “proteína da beleza”, o colágeno representa 25% de toda a proteína corporal e está presente nos ossos, articulações, pele, cabelos e várias outras estruturas.
Aproximadamente 30% da substância são perdidos no primeiro ano após a menopausa - por volta dos 50 anos. A falta do colágeno leva à perda gradativa da densidade, elasticidade e firmeza, causando a temida flacidez na face e no corpo.
Uma das mais modernas estratégias oferecidas pela Dermatologia está na construção de um “banco de colágeno”, ou seja, uma série de tratamentos contínuos e combinados capazes de adiar o envelhecimento. Entre eles, estão a radiofrequência, o ultrassom micro e macrofocado,
e os bioestimuladores injetáveis.


Ultrassom micro e macrofocado: contrai a musculatura e estimula o colágeno




Essa tecnologia promove a produção e remodelação do colágeno, graças à emissão de energia ultrassônica de alta intensidade, provocando microzonas de coagulação térmica entre 65° e 75° graus em diferentes profundidades da pele. Essas altas temperaturas atingem desde as camadas mais superficiais da pele até as mais profundas, incluindo a fáscia muscular (tecido que envolve o músculo). A modalidade de ultrassom microfocado trata a flacidez, de leve a moderada, e proporciona um efeito de lifting facial. Ou seja, reduz a flacidez do rosto, deixando a pele progressivamente mais firme, melhora o contorno facial, o tônus e a textura da derme. Assim, a aparência fica rejuvenescida, com redução das rugas, de marcas de expressão, na região das pálpebras, ao redor dos lábios, testa e diminui a profundidade do bigode chinês. O ultrassom microfocado também é indicado para alguns tratamentos de contorno corporal como pescoço, mãos, barriga, interno de coxa, glúteos, abdômen e joelhos. Sendo que os resultados são bastante satisfatórios.
Já o ultrassom macrofocado é o “queridinho” para combater a gordura localizada, celulite e flacidez corporal. A tecnologia robotizada tem uma ponteira que provoca a quebra das células adiposas (gordura) nas regiões do rosto, papada, pescoço, abdômen, costas, culotes, coxas, joelhos e panturrilhas. No braço, trata o famoso músculo do "tchauzinho”. O ultrassom macrofocado é de alta performance e os resultados já são percebidos desde a primeira sessão.



Bioestimuladores de colágeno: mais firmeza, textura e brilho cutâneo

Ativar a produção de colágeno e estimular a formação de novos fibroblastos constituem os objetivos dos bioestimuladores, substâncias injetáveis que são aplicadas na pele e alguns também agem como preenchedores. Os mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona.

A hidroxiapatita de cálcio é indicada para o tratamento de rugas e marcas de expressão, sejam elas moderadas ou graves. Também é recomendada para a área do pescoço, colo, interno de braços e joelhos. Nas mãos, trata a perda de volume e a flacidez.

O ácido polilático também é utilizado para o tratamento de flacidez nos braços, interno de coxas, abdômen e para dar aquele “up” no bumbum, agindo também contra as celulites. Além disso, atenua os sulcos, rugas e marcas de expressão.

Já a policaprolactona contribui para a recuperação do volume após a perda de gordura, melhorando a textura e a firmeza da pele, deixando-a mais natural. Também é utilizada para restaurar locais com perda óssea, dando mais sustentação à área. 
 
“Os bioestimuladores injetáveis são absorvidos pelo organismo. Quando injetados na pele têm a capacidade de reforçar o colágeno em seu interior, ou seja, a ação ocorre de dentro para fora, diminuindo rugas, recuperando contornos e proporcionando firmeza, com resultados imediatos. Quando são associados com o uso do ultrassom, promovem resultados ainda melhores. A eficácia da associação desses dois tratamentos foi, inclusive, altamente debatida durante o Congresso Mundial de Dermatologia (IMCAS), que aconteceu recentemente em Paris, na França”, relata Dr. Fernando Henrique Alves.


Tratamentos associados potencializam os resultados de firmeza e sustentação

“Um tratamento muito recente utiliza duas diferentes técnicas para devolver a firmeza e a sustentação da pele. O método associa procedimentos minimamente invasivos que tratam a flacidez, olheiras, queda das sobrancelhas, bigode chinês e perda dos contornos faciais. Para isso, o bioestimulador de ácido polilático é injetado em determinados pontos da face, induzindo a produção de colágeno e novas fibras elásticas. Além disso, o ácido hialurônico também é aplicado em pontos estratégicos com objetivo de sustentar a pele e harmonizar o rosto. O diferencial desta técnica é que o ácido hialurônico permite um efeito preenchedor imediato. Já o ácido polilático age durante meses na pele, o que proporciona um resultado duradouro e com efeito natural”, esclarece Dr. Fernando Henrique Alves.


Quadralização facial: previna a perda óssea e coxins de gordura

Devido ao processo de envelhecimento, a flacidez cutânea, a diminuição de volume dos compartimentos de gordura, o remodelamento ósseo e a ação muscular depressora causam um efeito chamado de “quadralização facial”, que atinge principalmente o queixo e a testa, mas as bochechas também sofrem grandes alterações. A partir dos 30 anos, o espaço entre os ossos vai aumentando e os coxins de gordura mudam de volume, então estas estruturas que dão sustentação ao contorno facial são afetadas, por isso, o indivíduo perde o suporte geral da face, ocasionando aumento da flacidez, da papada e vincos ao redor da boca. Além disso, essa perda de gordura causa um aprofundamento nos olhos.

De acordo com o dermatologista, Dr. Carlos Alves Jr., o uso de preenchedores como o ácido hialurônico é uma das melhores opções para o reposicionamento e volumização facial, de maneira que o contorno do rosto fique harmonioso, tenha uma melhora da aparência e sem perder a naturalidade. Indica-se a aplicação de ácido hialurônico para o preenchimento do sulco nasogeniano (bigode chinês), sulco nasojugal (região das olheiras), região malar, contorno de mandíbula, mento (queixo), lábios, pescoço, colo e dorso de mãos. Outra dica importante seria iniciar os tratamentos dermatológicos antes dos 35 anos, fazer a prevenção, de maneira que a quadralização seja menos intensa com o passar dos anos.


Rejuvenescimento das pálpebras sem cirurgia
A região dos olhos possui a pele mais sensível e fina de todo o rosto. Por ser uma área muito delicada, sofre com a influência de fatores externos, principalmente quando se trata da exposição solar, que acelera o envelhecimento precoce. Além disso, as pálpebras estão em constante movimentação para proteger os olhos e os músculos trabalham incessantemente para piscar, chorar, abrir, fechar e contrair os olhos. Todos esses fatores contribuem para que essas “dobras” acima e abaixo dos olhos apresentem rugas, flacidez, linhas e bolsas. Em alguns casos essas manifestações podem se agravar, deixando a região dos olhos muito pesada e até acabam atrapalhando a visão. Anteriormente, este problema só poderia ser solucionado com intervenção cirúrgica, mas atualmente, existem procedimentos menos invasivos, como o plasma fracionado. Inovador e aprovado pela Anvisa, atua nas estruturas subcutâneas, trata doenças e deficiências da pele. O equipamento gera o plasma fracionado no momento em que a ponteira está próxima da superfície da pele, mas sem tocá-la. Indicado para casos de de flacidez de pálpebra de leve a moderada, é um procedimento prático, executado no próprio consultório, e realizado sob anestesia local. Não é necessário que o paciente se afaste das atividades cotidianas.


Plasma fracionado para lifting de pálpebras sem cortes
- Procedimento não invasivo
- Protocolos seguros
- Para casos de flacidez de leve a moderada
- Indicado para todos os tipos de pele




Saúde ginecológica e rejuvenescimento íntimo

Assim como a pele, a região genital também sofre com as mudanças fisiológicas do organismo e com o processo natural de envelhecimento. Esta área também necessita de cuidados específicos. O rejuvenescimento íntimo tem se destacado entre as mulheres, pois com ele é possível realizar um procedimento na área íntima com mais tranquilidade e segurança, sem preocupações com pós-operatórios, mas com resultados semelhantes aos cirúrgicos.
O Instituto da Pele conta com protocolos e equipamentos de última geração para um tratamento íntimo eficaz. O uso do laser atualmente é um dos mais recomendados, sendo um método que promove a melhoria da saúde ginecológica, tratando problemas relacionados à incontinência urinária, hipoestrogenismo, lubrificação, flacidez e ressecamento, por exemplo. Situações estas que podem ser acentuadas no período da menopausa, pós-gravidez, pela genética, dieta e obesidade. Dessa maneira, muitas mulheres sentem-se incomodadas e buscam neste tipo de tratamento uma solução mais rápida e com menos dor, sem prejudicá-las quanto a sua autoestima e confiança.

Os tratamentos íntimos no Instituto da Pele são realizados exclusivamente por mulheres, médicas e profissionais capacitadas, para maior comodidade das pacientes.



Tratamentos estéticos corporais são grandes aliados da beleza

Os procedimentos estéticos, realizados pelos fisioterapeutas e esteticistas, aliados com os tratamentos médicos dermatológicos se complementam e potencializam resultados, levando sempre em consideração o cuidado, a saúde, a segurança e o desejo do paciente. Tendo em vista a busca por traços mais harmônicos e belos, contribui com a autoestima e torna o corpo mais bonito.


Radiofrequência
Por meio dos aplicadores posicionados na pele, são feitos disparos de radiofrequência no local tratado. A técnica pode ser feita em todas as partes do corpo e da face. O tratamento tem como objetivo aumentar a temperatura do músculo e da pele, produzindo mais fibras, colágeno e elastina. Com isso, a pele ganha sustentação e firmeza, deixando-a mais jovem e bonita.


Limpeza de pele Biofotônica
É um tratamento que reúne o que há de mais moderno na tecnologia fototerapia led/laser, associado ao peeling mecânico. O procedimento de assepsia profunda trata a pele removendo células mortas, cravos e sujeiras aliadas à cosmetologia e ledterapia, para atuação mais específica.


Criolipólise
O procedimento não é invasivo e tem como finalidade utilizar temperaturas baixas para reduzir a gordura localizada. As células de gordura em contato com a baixa temperatura se rompem totalmente e o corpo as elimina de maneira natural. A técnica é realizada por meio de uma máquina que funciona com o uso de uma ponteira similar a de um aspirador, que suga a gordura superficial através da criação de vácuo.




Ondas de choque extracorpóreas
É um avançado equipamento microcontrolado pela terapia de ondas de choque extracorpóreas. A energia mecânica cavitacional e térmica produzida pelo equipamento é transferida ao paciente por meio de um aplicador de ondas de choque radiais. Essa terapia causa a formação de novos vasos sanguíneos, ou neovascularização, além de aumentar a produção de fatores de crescimento que vão ser responsáveis por nutrir e cicatrizar o tecido mole, e induzir a formação do colágeno. Esses efeitos atuam no tratamento da celulite, remodelam o corpo e, ainda, auxiliam no tratamento da flacidez cutânea.

Dr. Carlos Alves Junior - Diretor Técnico Médico - CRM-PR 22692 / RQE 14108









 
 
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.