SAÚDE NEWS

Capa

Dr. Julio Cesar Empinotti: o precursor da dermatologia no Oeste do Paraná

Em fevereiro de 1976, o médico recém-formado em dermatologia, Dr. Julio Cesar Empinotti chegava a Cascavel, local com grande capacidade de ascensão e que escolheu para estabelecer suas raízes. Naquela época, não havia dermatologistas na região, somente em Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. Ao se instalar na cidade, abriu portas e instituiu a dermatologia prezando pela qualidade e excelência tanto no atendimento público, quanto no privado. Inicialmente, fundou a Dermoclínica, a primeira Clínica Dermatológica de Cascavel e Oeste do Paraná, que se localizava na Rua Carlos de Carvalho esquina com a Av. Brasil. Por 35 anos foi o responsável pelos ambulatórios da Secretaria de Saúde Estadual de Hanseníase e Dermatologia Sanitária e, por oito anos do ambulatório de AIDS/HIV.
Com o desenvolvimento de um trabalho pioneiro, baseado na ética e competência, em pouco tempo a Clínica precisou ser ampliada. Um novo espaço foi planejado por meio de uma estrutura moderna e humanizada, com equipamentos e tecnologias de última geração, além de agregar novos profissionais. Localizado no centro da cidade, o estabelecimento recebeu o próprio nome do dermatologista: Clínica Dr. Empinotti. Além disso, o médico prestava serviços em vários hospitais particulares e públicos, como por exemplo, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
Em sua trajetória, também não deixou de lado a importância da área acadêmica. Por meio de seus ensinamentos já passaram 20 turmas de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na qual é professor associado, sendo o terceiro médico a compor o quadro de professores do curso. A partir daí, teve estímulo para se formar em Doutor, área de dermatologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de contribuir significativamente com a estruturação da graduação em Medicina da Unioeste, também foi protagonista na criação da Residência de Dermatologia na Universidade, autorizada há dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Quem diria que aquele menino humilde, nascido em Joaçaba (Santa Catarina), estaria em 2018 no grupo dos mais renomados dermatologistas do Brasil? Dentre todas as dificuldades enfrentadas, conseguiu formar-se em Medicina no ano de 1973, na Universidade Federal de Rio Grande, RS. A Residência e especialização em Dermatologia foram realizadas na Santa Casa de Misericórdia, tradicional estrutura médica da capital gaúcha. Permanentemente não deixou de pensar à frente, é um visionário que acompanhou a evolução da medicina mundial, o surgimento de novas especialidades e subespecialidades, adaptou-se às tecnologias, além de participar ativamente na projeção da dermatologia regional e nacional. Em outras palavras, Dr. Empinotti manteve-se em constante atualização como participante assíduo de congressos nacionais e internacionais. Seu espírito empreendedor, alma de professor e a vocação para a medicina resultaram em seu extenso currículo com participação em 230 eventos e mais de 140 publicações bibliográficas, até a data de hoje. Também se destaca como palestrante que gosta de explanar suas experiências e compartilhar conhecimentos com os demais profissionais da área.
Em 2001 foi presidente da Reunião Anual de Dermatologistas Latino-Americanos (RADLA), trazendo o evento para ser realizado em Foz do Iguaçu. No ano 2006 foi presidente do Congresso Brasileiro de Dermatologia em Curitiba, maior evento da entidade, e em 2011 foi presidente do Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica. Eventos de extrema importância Nacional e Latino-Americano, além do alto nível acadêmico científico.
Com toda essa expertise e conteúdo, também foi o precursor na criação do Núcleo de Telemedicina no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (NUTE), em que buscou recursos com o apoio da Reitoria da Unioeste para a implantação de tecnologias modernas de teleconferência. Estas são utilizadas para a realização de palestras, aulas e trocas de informações com grandes centros universitários e pesquisadores do mundo todo, adquirindo novos conhecimentos e aproximando à realidade da saúde local. Como coordenador do Núcleo busca conquistar ainda mais recursos para a expansão do projeto.
Não caberiam mais aqui tantos feitos e conquistas, afinal, são sete décadas de dedicação, todavia já é o suficiente para compreender o porquê esse médico ocupa uma posição de sucesso. Conquistou o respeito e admiração da sociedade, o bom relacionamento com seus pacientes e colegas de profissão, partilha seu legado com seus sucessores, além disso já recebeu diversas homenagens pelas turmas de Medicina e Residência durante congressos nacionais e internacionais.


“Tenho orgulho da nossa equipe formada ao longo do tempo, fruto de um trabalho constante, competente e ético, sempre voltado ao bem-estar do paciente. O apoio incondicional da família e a busca pela excelência nos estimulam a perseguir a perfeição. Mas, estando rodeado de ótimos ex-alunos, profissionais correlatos e funcionários, nos deixa lisonjeado e com a sensação de missão cumprida.”


Prof. Dr. Julio Cesar Empinotti
42 anos de medicina


CRM-PR 4694 | RQE 2939

• Médico Dermatologista e Alergista

• Especialista pela AMB em Dermatologia (SBD)

• Alergia Clínica (SBAI) e Hansenologia (ABH)

• Doutor em Medicina, área de Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

• Professor Associado de Dermatologia do Curso de Medicina da Unioeste

• Chefe da Residência Médica de Dermatologia do Hospital Universitário da Unioeste

• Coordenador do Núcleo de Telemedicina da Unioeste (NUTE)

• Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

• Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

• International Fellow of American Academy of Dermatology (AAD)

• Ex-Presidente da Reunião Anual dos Dermatologistas Latino-Americanos, 2011

• Ex-Presidente do Congresso Brasileiro de Dermatologia, 2006

• Ex-Presidente do Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, 2012

• Presidente de Honra do 73º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Setembro 2018


Referência Dermatológica dentro e fora do Paraná
Dr. Julio Cesar Empinotti com suas contribuições acadêmicas auxiliou na formação de grandes profissionais que hoje integram o mercado de trabalho médico em todos os lugares do Brasil. Quanto a sua equipe, é formada pelo filho Dr. Vinícius Dequech Empinotti, que decidiu seguir os passos do Pai, e também pelos ex-alunos: Dr. Marcos Vinícius Clarindo, Dra. Márcia Maria Vivan, Dra. Danielle Cristine Bonatto e Dr. Marcos Vinicius Lima Galles.
Além do corpo clínico altamente qualificado, a Clínica Dr. Empinotti conta com mais 16 profissionais capacitados, sendo seis recepcionistas, duas esteticistas, uma enfermeira, três técnicas de enfermagem, uma fisioterapeuta, duas secretárias de limpeza e uma gerente. Em média, são realizados mais de 50 atendimentos diários, o que gira em torno de 1250 pacientes ao mês. Os 42 anos de experiência do Dr. Julio aliado ao talento da nova geração de dermatologistas, elevaram o grupo ao mais alto patamar da medicina, além de conceituar a Clinica Dr. Empinotti como uma referência de excelência dermatológica dentro e fora do Paraná. A equipe não mede esforços para promover mais saúde e bem-estar atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da dermatologia clínica e preventiva, cirúrgica, oncológica e cosmiátrica.



O legado Dr. Empinotti de excelência
Equipe médica










Dra. Danielle Cristine Bonatto

Dermatologista
CRM-PR 28072 | RQE 19407







Dr. Julio Cesar Empinotti

Dermatologista
CRM-PR 4694 | RQE 2939









Dra. Márcia Maria Vivan

Dermatologista
CRM-PR 26835 | RQE 18791









Dr. Marcos Vinícius Clarindo

Dermatologista
CRM-PR 23567 | RQE 1899









Dr. Marcos Vinícius Lima Galles

CRM-PR 27164









Dr. Vinícius Dequech Empinotti

CRM-PR 20796







Dermatologia Clínica e Cirúrgica: cuidado e prevenção

A dermatologia cuida do maior órgão do corpo humano: a pele, incluindo unhas e cabelos. Também é a especialidade médica com a maior quantidade de patologias descritas, abrangendo doenças infecciosas, inflamatórias e oncológicas. Entre elas podemos citar as micoses, acne, calvície masculina e feminina, psoríase e câncer de pele. O câncer de pele é o tipo mais comum de neoplasia dentre todos, sendo a cirurgia a forma de tratamento mais efetiva. Por isso, a avaliação rotineira de pintas é de extrema importância, sendo que, quando apresentam características suspeitas podem ser retiradas e enviadas para o exame de biópsia das células. A cirurgia dermatológica atua de forma terapêutica na retirada de cistos, nevos, lipomas, câncer de pele e como forma de diagnóstico com a biópsia. Algumas doenças dermatológicas podem causar danos na autoestima dos pacientes e lesões inestéticas, o que causa grande ansiedade e até problemas sociais. Por isso, a clínica Dr. Empinotti preza pela segurança, atendimento humanizado e saúde global de cada paciente.


Dermatologia Cosmiátrica: mais beleza para sua pele
Existem diversos tratamentos para a suavização de rugas e rejuvenescimento, mas é de fundamental importância buscar o respeito às características individuais de cada paciente e à naturalidade do resultado. A Clínica Dr. Empinotti trabalha com o conceito de beleza natural, tratamento individualizado, além do planejamento associado às tecnologias que proporcionam a melhora da qualidade da pele e o rejuvenescimento. Dentre os tratamentos disponíveis, destacam-se: aplicação de toxina botulínica, preenchimento realizado com ácido hialurônico, uso de bioestimuladores como sculptra e radiesse; diversos tipos de laser como: CO2 fracionado, Spectra XT e luz intensa pulsada. O ácido hialurônico confere volume, sustentação, hidratação e elasticidade à pele. Com este preenchimento é possível corrigir vincos, sulcos e depressões na face. Para resgatar o contorno facial, também conta-se com o MDCODES®, moderno método preenchedor, que pode ser aplicado em pontos específicos da face.
Destacam-se ainda os bioestimuladores, que são potentes indutores da produção de colágeno. O tratamento é injetável e pode ser realizado na face, abdome, glúteo, braços e pernas, a fim de restaurar a firmeza da pele, prevenindo e tratando a flacidez. Na face também podemos utilizá-los para a volumização, projeção da maçã do rosto, do queixo e definição do contorno da mandíbula. Nas mãos, os bioestimuladores são usados também para o rejuvenescimento, através da restauração do volume perdido na região. Os dois principais bioestimuladores são o Sculptra (ácido L-polilático) e o Radiesse (hidroxiapatita de cálcio), sendo que a indicação de cada um deles dependerá de uma avaliação prévia do paciente. Geralmente, são programadas três sessões de tratamento, mas os primeiros resultados já podem ser vistos após 30 a 45 dias da primeira sessão.




MD CODES: os códigos médicos do embelezamento facial

Trata-se de uma técnica de preenchimento com ácido hialurônico visando proporcionar efeito de lifting facial sem cirurgia. Ela mapeia pontos estratégicos da face para repor volumes perdidos com o tempo, melhorando o contorno e rejuvenescendo a face. Para resultados naturais e harmoniosos o procedimento deve ser individualizado e de acordo com a necessidade de cada paciente. Pode ser realizado em etapas e sempre após avaliação criteriosa dos médicos dermatologistas.




Spectra XT: remoção de manchas indesejadas com precisão
Uma novidade em laser é o Spectra XT, multiplataforma que une dois comprimentos de ondas: 532nm e 1064nm. A primeira atua de forma mais superficial removendo manchas. Já a segunda é utilizada para tratamentos de lesões mais profundas. Esta tecnologia permite o uso do laser em várias colorações de pele, com alta precisão e resultados satisfatórios. É indicado para uma lista de procedimentos, como lesões e manchas mais profundas, melasma, olheiras, sardas, acne, poros dilatados, queloides, cicatrizes, micoses de unhas e também para a remoção de tatuagens.




Light Sheer: resultados mais significativos

Aprovado pelo órgão de saúde norte-americano e pela ANVISA, o Light Sheer é um equipamento moderno que remove os pelos indesejados de forma permanente e segura. Pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, trata todos os tipos de pele e atua diretamente no pigmento (melanina) do pelo, sendo que quanto mais escuro for o pelo, mais eficazes serão os resultados dos tratamentos.




Modular Aesthetic Laser M22: potência, mobilidade e rapidez
Trata-se de uma plataforma modular de multiplicação indicada para tratamentos de mais de 30 doenças da pele, dentre elas rosácea, acne, melanoses solares (manchas senis) nas mãos e face. O aparelho é aprovado pela ANVISA e são quatro tecnologias de padrão ouro em um único sistema modular, que expande conforme as necessidades de tratamento de cada paciente, bem como se adapta às futuras aplicações. Além da segurança e conforto, os resultados são surpreendentes e observados logo nas primeiras sessões.




New Touch: redução de medidas e relaxamento

Técnica de massagem que associa drenagem linfática e massagem modeladora, além da utilização do bambu e de creme com princípios específicos para celulite e gordura localizada. Tem como objetivo principal melhorar o contorno corporal e reduzir medidas e celulite, sendo possível visualizar resultado já na primeira sessão. Quando há retenção de líquido percebe-se também redução de peso na balança ao final do atendimento.




Vibrocell: melhora do contorno corporal

É um aparelho muito indicado nos tratamentos de celulite e contorno corporal. Através dele é realizada uma potente massagem subdérmica com movimentos vibratórios, estimulando a circulação local, a oxigenação tecidual e o sistema linfático, resultando em um contorno corporal mais bonito, pele mais lisa e uniforme e reduzindo o aspecto de casca de laranja.




AcuPulse: tratamentos com mais profundidade
O AcuPulse é um laser de CO2 micro fracionado super pulsado, com alta potência, que utiliza-se de um micro feixe de laser para remover colunas de tecido nas camadas profundas da pele, desencadeando a produção de colágeno e mais elasticidade. O resultado promove melhorias na aparência das rugas, das linhas finas, do tônus e da textura da pele, deixando-a com aspecto mais jovem e necessitando de mínimo tempo de recuperação.




Ultra Accent: combate da flacidez e celulite

Possui dois mecanismos de tecnologias distintas para o tratamento de gordura localizada, celulite, contorno corporal e flacidez tissular. O equipamento combina o Ultrassom Shear Waves, que age no organismo destruindo as células de gordura, e a Radiofrequência, utilizada para tratar a flacidez da pele e celulite, estimulando o colágeno através da emissão de ondas de calor. É um tratamento rápido, seguro, não invasivo e indolor.




Fototerapia: luzes para tratamento avançado
Utilizada para combater doenças dermatológicas como psoríase, vitiligo, dermatite atópica, micose fungoide e alguns tipos de cânceres de pele. Nesse tratamento é utilizada uma cabine envolta com lâmpadas ultravioletas B, na qual o paciente fica exposto repetidas vezes, sempre com acompanhamento e de maneira controlada. O objetivo é retardar a evolução da doença e/ou induzir a regressão da mesma. O tratamento é realizado semanalmente, numa frequência de até três vezes por semana.




Limpeza de Pele vai muito além da estética

É uma técnica utilizada para eliminar as células mortas da camada superficial da pele, além de ser eficiente para a remoção de cravos abertos (pontos pretos) e fechados (pontos brancos). O resultado é uma pele saudável, macia, lisinha e com aspecto viçoso. Deve ser o primeiro passo quando se pensa em qualquer tratamento facial, pois prepara para a realização de outros procedimentos e para uso de produtos dermatológicos. Excelente aliada no combate ao excesso de oleosidade e tratamento da acne.


Protocolo Skinceuticals
Mais uma novidade disponível na clínica Dr. Empinotti, trata-se da linha profissional de produtos da marca Skinceuticals®, exclusiva para uso dermatológico. São tratamentos que potencializam a limpeza de pele e os demais procedimentos realizados no consultório, auxiliando na melhora da acne, das rugas finas, clareamento de manchas, entre outros.


Tricologia - o estudo dos cabelos
A queda de cabelos é uma das queixas mais comuns no consultório médico, sendo causa frequente de ansiedade e sofrimento tanto em homens, quanto em mulheres. Pensando nisso, a equipe Empinotti se especializou nessa área da medicina, para proporcionar o que há de mais moderno e com evidências científicas no tratamento de diversas doenças que afetam os cabelos e o couro cabeludo.

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS
Consulta especializada: avaliação individualizada e detalhada, solicitação de exames laboratoriais e prescrição de medicações tópicas ou sistêmicas.

Tricoscopia digital: um exame não invasivo do couro cabeludo que permite sua visualização com aumento de 20 a 70 vezes. Deste modo, é possível medir a espessura dos fios e a densidade capilar, além de comparar diferentes áreas do couro cabeludo, permitindo o diagnóstico da calvície e diversas outras causas de doenças capilares.

Biópsia do couro cabeludo: algumas doenças capilares necessitam da análise de um fragmento do couro cabeludo para um diagnóstico mais preciso e um tratamento efetivo.

PROCEDIMENTOS CAPILARES
Laser de baixa potência: estímulo ao crescimento capilar através do uso de dispositivos de fototerapia capilar, associado a outros procedimentos;

Intradermoterapia: infiltração com medicamentos e vitaminas diretamente no couro cabeludo, de acordo com a causa da queda de cabelos;

MMP Capilar (Microinfusão de Medicamentos na Pele): técnica inovadora, em que se infundem medicamentos no couro cabeludo através de um aparelho específico com múltiplas agulhas, aliando o benefício do microagulhamento à infusão de substâncias diretamente no local acometido. Com ele é possível a aplicação da medicação de forma uniforme e precisa, obtendo resultados muito satisfatórios.