SAÚDE NEWS

Capa

Na Clinia a celebridade é você

Doutora Kelinn M. Avelar Santos Moreira revela que não planejou ter grandes estruturas, porém, tudo foi acontecendo naturalmente. No ano de 2008 iniciou sua carreira em Cascavel. Seus primeiros atendimentos foram realizados em parceria com a Clínica de Estética Naturalíssima. Os pacientes identificaram-se com o seu estilo de trabalho. Com o aumento progressivo de seus clientes decidiu investir no próprio negócio. O nome da sua clínica de dermatologia e estética foi escolhido cuidadosamente: “Clinia”, que em grego significa “celebridade”. Essa filosofia move a dermatologista e sua equipe: “cada paciente é especial e único”, por isso, recebe o mesmo cuidado dedicado a uma celebridade. O local se diferencia por aplicar conhecimentos e modernas técnicas que valorizam beleza e saúde em seus procedimentos. Os tratamentos são personalizados e buscam o equilíbrio orgânico e estético.


Uma escolha e dois destinos: Cascavel e Corbélia
A catarinense, Kelinn Avelar, nasceu dia 07/05/1980 em Porto União - Santa Catarina. É filha de João Maria Santos e Noeli Antônia Avelar Santos e tem quatro irmãos. Teve uma infância feliz com muitas brincadeiras na rua. Desde pequena gostava de estudar. Nunca pensou em ter outra profissão que não fosse a medicina. Sempre estudou em escola pública. Embora os pais desejassem que a filha continuasse na capital paranaense, Dra. Kelinn decidiu aventurar-se pelo interior do estado! Acompanhada de uma amiga mudou-se para Cascavel com o objetivo de prestar vestibular de medicina. Essa escolha modificou toda a sua vida. De um lado, abriu mão da convivência com familiares e amigos, dos confortos do lar. Por outro lado, foi o primeiro passo que resultou numa trajetória de sucesso. Segundo a dermatologista, Cascavel a recebeu de braços abertos. São 11 anos atuando na cidade, sendo que trabalhou 10 anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) - Aeromédico de Cascavel.
“Para manter a qualidade de vida conciliando a minha profissão e do meu esposo, André Precoma, optamos por morar estrategicamente em Corbélia. O município me surpreendeu! A região é repleta de agricultores com doenças de pele, porém muitos deles não dispõem de tempo para deslocamentos. Para facilitar os tratamentos, abri uma filial da Clinia lá. Cascavel e Corbélia são maravilhosas, só tenho a agradecer. Também expresso minha gratidão aos meus familiares, amigos, professores que sempre me ampararam, e, principalmente, aos pacientes pela confiança”, afirma.


Formação primorosa e visão empresarial notável
Formou-se em medicina em 2005 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Fez Especialização em Dermatologia no INCISA - Regional de Porto Alegre - com Titulação em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É pós-graduada em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética, bem como, tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN - São Paulo. Atualmente, está Cursando a pós-graduação de Cirurgia Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

“Além de dermatologista, tive que aprender a ser uma gestora empresarial, pois existem muitos médicos de excelência, mas que apresentam atendimentos falhos e estruturas falhas em seus processos.”

O cronograma semanal da médica contempla dois dias de atendimentos em Cascavel, dois em Corbélia e, um dia exclusivo para prestação de serviços no SUS, sendo no período matutino no Centro de Saúde de Corbélia e vespertino no Centro de Atenção Especializada (CAE), Cascavel. Ao todo são 12 anos promovendo saúde e beleza no Paraná. Para manter-se atualizada participa constantemente de encontros, jornadas científicas e cursos nacionais e internacionais.



Polivalente

Quando tira o jaleco, a taurina assume o papel de esposa e supermãe da Maria Júlia (quatro anos). Frequenta a academia duas vezes por semana, gosta de ouvir hip-hop ou dance, viajar e curtir a família. Outra curiosidade a seu respeito: ela não resiste a uma saborosa massa acompanhada de um bom vinho.

“Sou muito alegre e hiperativa. Consigo administrar bem as funções de mãe, esposa, empresária e médica. Meu defeito é a teimosia. Enquanto minhas qualidades consistem na capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo e sou persistente, para tudo busco uma solução.”
 
Maria Júlia, Kelinn e André



A eficácia dos Tratamentos dermatológicos

Laser CO2 fracionado

O Laser CO2 fracionado pode ser utilizado para combater uma série de patologias, como cicatriz de acne, rugas finas, manchas, estrias, flacidez e, até mesmo onicomicose (micose de unha). O laser cria uma dermoabrasão profunda de forma controlada no local em tratamento, estimulando determinadas reações que contribuem para a reconstrução da pele.

Criofrequência
Essa tecnologia trabalha com radiofrequência, mas diferente das técnicas tradicionais, possui um sistema de resfriamento com ponteiras congeladas. Dessa maneira, apresenta cinco vezes mais potência para atuar na quebra de células de gordura, além de estimular a formação de colágeno. É uma ótima alternativa para tratar a flacidez, que tanto causa desconforto nas mulheres. O aparelho utilizado na Clinia é considerado pelos especialistas um Best seller contra a flacidez.

Microagulhamento com Drug Delivery
Outra opção de tratamento para rejuvenescimento de pele oferecido pela Clinia é o microagulhamento com Drug Delivery. O procedimento estético tem por objetivo reduzir as rugas, diminuir a flacidez e melhorar a textura do rosto. Por meio de micro furos realizados na face, os fibroblastos são estimulados ocorrendo então, a produção de colágeno.
Preenchimentos faciais 3D (MD Codes)
É uma técnica de rejuvenescimento que revolucionou os tratamentos estéticos faciais, pois restaura e prolonga a beleza. Os preenchimentos e tratamentos faciais em 3D (MD Codes) levam em consideração os traços tridimensionais do rosto, ou seja, altura, profundidade e largura. É realizado com aplicações de ácido hialurônico.

Luz pulsada
A luz intensa pulsada (Lip) é um método utilizado para remoção de manchas, vasinhos, pelos e estímulo de colágeno. Pela sua versatilidade consolidou-se como uma técnica consagrada no ramo da estética.

Ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado é um tratamento voltado a combater a flacidez facial. O objetivo da ação é estimular a produção de colágeno criando pontos de coagulação para renovação da pele. A flacidez dérmica pode surgir por uma série de fatores: genéticos, hormonais ou por descuidos, como a exposição exagerada ao sol. Esse procedimento é considerado um método não invasivo e está à disposição na Clinia há dois anos. “É um dos mais modernos quando falamos em dermatologia estética. Ele substitui o lifting cirúrgico”, comenta Dra. Kelinn.





Dra. Kelinn traz de Miami as novidades em toxina botulínica, preenchimentos e fios de sustentação
A dermatologista esteve no mês de abril em Miami e retornou com muitas novidades. Realizou um curso de aprimoramento em procedimentos estéticos em cadáveres pelo instituto M.A.R.C. MIAMI ANATOMYC REASERCH CENTER. Na ocasião, Dra. Kelinn aprimorou seus conhecimentos em Toxina Botulínica e seus avanços. Um dos procedimentos estudados foi o Brown lift (elevação da sobrancelha). Essa nova técnica, realizada por meio de toxina ou fios, além de menos invasiva, apresenta mais aproveitamento da toxina e maior durabilidade.
Sobre preenchimentos faciais e corporais os aprimoramentos foram em nariz, mandíbula, fronte, têmpora, malar, zigomático, mento e as melhorias nas técnicas do MD Codes. Outro destaque do curso foram os Fios de sustentação facial (FIOS PDO), que promovem o lifting facial, aliado a estimulação da produção de colágeno. Por fim, porém não menos importante, a dermatologista trouxe na bagagem os novos conceitos e aplicações do famoso Sculptra (o queridinho do momento para tratamentos de flacidez e celulite).






Conhecendo o universo dermatológico
SN - Dermatologia clínica, estética e oncológica, quais são as diferenças entre essas áreas (ou subespecialidades)?
Dra. Kelinn -
Os dermatologistas são os médicos responsáveis em manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. A Dermatologia Clínica preza pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que acometem a pele e seus anexos. Já a Dermatologia Estética (ou cosmiátrica) trata da beleza de forma ampla, ética e profissional. Por meio dela prescrevemos tratamentos clínicos e procedimentos cosméticos, dentre os quais 
destacamos: aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, laser para rejuvenescimento, peelings, tratamentos para cicatrizes de acne e depilação a laser. A Dermatologia Oncológica, por sua vez, é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer da pele, que inclusive é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. Ele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Exames de imagem, mapeamento corporal total e a dermatoscopia digital, são medidas usadas para mapear áreas e lesões suspeitas, mesmo aquelas que nem podem ser vistas a olho nu. Uma vez confirmado o diagnóstico, o dermatologista dispõe de todos os recursos para manejar o tratamento da doença e encontrar a opção terapêutica cirúrgica, ou não, mais adequada para cada paciente.

SN - Por que está cursando cirurgia dermatológica e em que ela consiste?
Dra. Kelinn - De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma área da dermatologia especializada em procedimentos cirúrgicos e tratamentos minimamente invasivos para melhorar a saúde, função e aparência da pele. Isto é, seu objetivo primário é focado na saúde e beleza da pele, dos pés à cabeça. Entretanto, são raros os dermatologistas no Brasil capacitados para essa função. Eu sempre gostei de operar e de realizar procedimentos invasivos. A dermatologia patológica é complexa, um constante desafio. O trivial todo mundo sabe fazer, eu almejo ser uma cirurgiã dermatológica para melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes.


SN - A Clínia também presta atendimentos voltados para a dermatologia infantil?
Dra. Kelinn -
A pele dos bebês e crianças geralmente é macia, fina e mais sensível, por isso merece uma atenção especial. Nem todo dermatologista gosta de atender crianças, mas como eu tenho filha pequena, sei bem as dificuldades que os pais enfrentam. A dermatologia infantil envolve o reconhecimento de doenças de pele próprias de cada fase: alergias, manchas, sinais, micoses, infecções, acnes, vitiligo, dermatites, psoríase e outras alterações mais leves ou graves. Ressalto que a pele de adolescentes passa por diversas transformações hormonais, sendo importante um bom acompanhamento clínico.