SAÚDE NEWS

Capa

A saúde, a beleza e o respeito à singularidade de cada um

Willian Shakespeare já se perguntava: “Que beleza o tempo não demarca?” e sua resposta, logo na sequência, soava com um tom extra de realismo: “Nenhuma!” Realmente, não há como parar o relógio! Mas hoje, graças aos avanços das tecnologias e da medicina dermatológica, é possível amenizar e prevenir os efeitos do tempo. Os procedimentos se tornaram menos invasivos, apresentam pouco desconforto e não interferem na rotina das pessoas, seja em seus compromissos profissionais ou sociais. São tratamentos modernos, que abrangem desde o preenchimento de áreas enfraquecidas, passando pela aplicação de ácidos que rejuvenescem as células da pele e estimulam a produção de colágeno, chegando até aos lasers robóticos, lasers fracionados e ultrassons microfocados e macrofocados, todos muito eficazes contra a flacidez, gordura localizada, rugas, manchas, entre outros. O segredo é deixar o rosto e o corpo com a pele mais viçosa, saudável e com traços perfeitos. Porém, como definir a perfeição? Em uma sociedade que venera a juventude e deseja o olhar altivo da Megan Fox, a pele da Scarlett Johansson, os lábios da Angelina Jolie, é possível afirmar que o conceito de perfeição e a padronização estética estão lado a lado, seguindo uma ditadura que nem sempre prioriza as peculiaridades de cada pessoa. No entanto, são justamente nossas características que nos tornam únicos. E aqui entra a importância da Dermatologia: promover a harmonização de linhas e contornos, respeitando a individualidade, o biotipo de cada um, driblando a artificialização ou mesmo a padronização dos traços. O Instituto da Pele cumpre com primazia essa missão, ao disponibilizar protocolos que visam a correção de marcas ou imperfeições causadas pelo tempo de maneira leve e natural, tendo como foco o bem-estar, a saúde, a segurança e a satisfação do paciente.


Instituto da Pele Referência em Dermatologia

Criado em 2006, o Instituto da Pele iniciou sua trajetória em Cascavel com a missão de promover saúde e beleza, tendo como médico fundador Dr. Carlos Alves Junior, natural de Ubiratã. Seu conhecimento, carisma e dedicação conquistaram a fidelidade de seus pacientes e, com o elevado número de atendimentos, foi preciso buscar um reforço profissional! Se você acredita ou não em destino, seu irmão também escolheu trilhar por este caminho! Doutor Fernando Henrique Alves chegou em 2017 portando um currículo exímio, contribuindo significativamente para o crescimento do Instituto da Pele. A garra e a visão empreendedora dos irmãos são inspiradoras e com o suporte de uma equipe capacitada, buscam diariamente atingir o padrão de excelência nos serviços prestados. Para acompanhar as mudanças e evoluções tecnológicas da especialidade, participam de encontros científicos nacionais e internacionais. Doutor Carlos e Dr. Fernando são membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e integram o seleto grupo dos dermatologistas mais notáveis do Paraná. Atuam nas áreas de dermatologia clínica e preventiva, cosmiátrica, oncológica e cirúrgica.  
 

Tratamentos dermatológicos modernos e eficazes

Multiplataforma robótica: laser, luz intensa pulsada e ultrassom micro e macrofocado

Equipe qualificada e corpo clínico especializado, aliados a equipamentos de última geração, resultam em tratamentos de alta performance. Os médicos dermatologistas Dr. Carlos Alves Junior e Dr. Fernando Henrique Alves, além do constante aprimoramento em suas respectivas capacitações, estão sempre investindo em modernas tecnologias para o Instituto da Pele. Prova disto foi a aquisição da Multiplataforma Inteligente, que possui diversas funcionalidades em um único sistema. Foi desenvolvida por meio de uma robótica revolucionária, engenharia de materiais e softwares avançados, que permitem mais precisão e rapidez nos tratamentos dermatológicos. Além de conferir maior segurança para o profissional e seus pacientes, é uma plataforma diferenciada, que contempla no mesmo robô os recursos de laser, luz intensa pulsada e ultrassom microfocado e macrofocado.


Laser fracionado: renovação celular e remodelação da pele
Na prática, é uma tecnologia segura que produz radiação eletromagnética e trata as camadas cutâneas em suas diversas profundidades, mas a pele ao redor permanece intacta. A recuperação costuma ser rápida e possibilita o retorno precoce às atividades. Pode ser aplicado em áreas sensíveis como mãos, pescoço, colo e rosto. Além disso, seus microfeixes de 120 micra (maior penetração) promovem o clareamento, renovação celular e remodelação das fibras estruturais da pele, deixando-a mais firme e com menos rugas. Também ajuda no fechamento dos poros. Com ajustes inteligentes, o laser fracionado é extremamente versátil e possui modos de atuações específicos para cada tipo de tratamento.

Modo Cirúrgico: é utilizado para a remoção confortável e eficiente de lesões de pele, além do tratamento de hiperplasias sebáceas, queratoses seborreicas, siringomas, xantelasmas, grânulos de fordyce, milios coloides, pseudomilios coloides, pápulas perláceas do pênis, rinofima, entre outros.

Modo Resurfacing: renovação total da superfície da pele e semimucosas, com um intenso estímulo do colágeno. Também indicado para o tratamento de ceratoses actínicas múltiplas, campo cancerizável e rejuvenescimento do vermelhão dos lábios e da vulva.

Modo Ablativo Puro: com maior penetração na pele, este módulo é utilizado para procedimentos fracionados ultrarrápidos, precisos e eficazes. Manchas, cicatrizes, poros dilatados, rugas e microvasos podem ser tratados com precisão, pouca dor, menos efeitos colaterais e curto período de inatividade para o paciente.

Modo Ablativo/Coagulativo: este é o mais rápido da modalidade, pois opera com três disparos por segundo. Nesta modalidade, destrói a epiderme e “queima” superficialmente a região afetada de maneira uniforme e controlada. O objetivo é promover a renovação da pele, deixando-a mais lisa e firme, diminuindo manchas, cicatrizes, rugas e olheiras, por exemplo.


Muito além do que se vê

Modo intraoral

Além dos diversos tratamentos relacionados a problemas visíveis na pele, permite que procedimentos mais delicados e íntimos sejam efetuados com o apoio e conhecimento do médico dermatologista. A aplicação diretamente na mucosa atinge a musculatura, causando um efeito lifting, ou seja, auxiliando na manutenção e sustentação da estrutura muscular e cutânea. Não é invasivo, não machuca a pele, não deixa cicatrizes, nem inchaços, é indolor e costuma ser indicado para tratar o “bigode chinês”, “linha de marionete”, levantar as bochechas e elevar a musculatura facial, agindo de dentro para fora.



Tratamentos Íntimos a laser

Modo rejuvenescimento vaginal

Além de problemas relacionados à funcionalidade do aparelho urinário, com o passar dos anos, a vagina sofre com o processo natural de envelhecimento. A menopausa, hipoestrogenismo, genética, gravidez, obesidade e dieta são fatores que influenciam nas mudanças que afetam o canal vaginal. A diminuição do colágeno, da lubrificação e da elasticidade também causam incômodos nas mulheres, como secura, sensação de frouxidão na vagina e dores durante as relações sexuais, prejudicando consideravelmente seu bem-estar e autoestima. Com este tratamento, tais sintomas costumam diminuir ou até mesmo podem ser eliminados, dependendo do tipo da patologia. No Instituto da Pele, os módulos (incontinência ou rejuvenescimento vaginal) são realizados por uma especialista (mulher) para que as pacientes sintam-se mais confortáveis em relação a sua intimidade. São procedimentos que não causam dor, somente um leve incômodo, e não interferem nas atividades cotidianas.

Modo de tratamento da incontinência urinária

É possível tratar incontinência urinária, alargamento vaginal, atrofia dos músculos do períneo e os distúrbios do assoalho pélvico, situações que afetam as questões funcionais e, consequentemente, a qualidade de vida das mulheres. A aplicação é feita diretamente na mucosa vaginal e promove o fortalecimento da musculatura da área, proporcionando uma melhora significativa dos sintomas urinários como perda de urina, infecções, melhora da candidíase, entre outras doenças ginecológicas.


Multiplataforma Inteligente

O Instituto da Pele detém tecnologia robótica que concilia ultrassom micro e macrofocado e a radiofrequência microagulhada, que por meio de métodos eficientes, contribuem para uma série de procedimentos rejuvenescedores. Esta plataforma se diferencia por apresentar três opções de tratamentos, que combinados estimulam a produção de colágeno e fortalecimento da elastina, além de contrair os músculos, deixando a área tratada mais firme e com aparência mais jovem.

Ultrassom microfocado indicado para contorno facial e corporal

O ultrassom microfocado promove a coagulação térmica em determinados pontos e profundidades, conforme a necessidade do paciente e indicação do dermatologista. Para tratar a epiderme, derme e tecido subcutâneo, direciona-se a aplicação entre 1,5 mm e 3 mm, variando a potência do ultrassom (iniciando em 10MHz e caindo até 7MHz). Já para atingir a camada muscular, o ultrassom é aplicado a 4,5 mm de profundidade na potência de 4MHz. Com a aplicação do ultrassom microfocado, o músculo sofre a contração imediata ao ser atingido pelos pontos de coagulação. O estímulo da produção de um colágeno novo, o tracionamento da pele e encurtamento das fibras musculares geram um resultado satisfatório, semelhante a um efeito lifting não cirúrgico.
Além disso, o músculo fica mais enrijecido e a pele mais firme, pois a aplicação age de dentro pra fora, o que também contribui para a melhora da flacidez. É indicado para algumas áreas da face, pescoço e corpo.

Ultrassom macrofocado redução da gordura localizada, celulite e flacidez

Com a emissão de uma alta concentração de energia na camada de gordura, as células adiposas são quebradas e destruídas. Atinge profundas camadas anatômicas: epiderme – 0,04 mm; derme – 2,5 mm a 3,0 mm; camada subcutânea e tecido adiposo – 1 cm a 2 cm. Com o ajustamento da concentração de energia e da profundidade, o ultrassom macrofocado deixa a pele mais lisa (baixa concentração de energia) e/ou destrói a gordura localizada (alta concentração de energia).
“Seus benefícios se estendem em diversas áreas do corpo, mesmo as mais sensíveis, com contornos irregulares ou que possuem excesso de tecido gorduroso, como os braços, flancos, abdome, culotes, posterior de coxas e joelhos. Como consequência, ocorre a redução de medidas”, explica Dr. Carlos Alves.




Radiofrequência microagulhada robótica

É ideal para o tratamento de estrias, melasma, manchas na pele, cicatrizes (acne, queimaduras, cirurgias), poros dilatados, hiperidrose e queda de cabelo. Suas microagulhas banhadas a ouro ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina.








BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO

Responsável por garantir a sustentação e elasticidade da pele, o colágeno corresponde de 25 a 30% de toda proteína corporal. É produzido pelo próprio organismo, mas a partir dos 30 anos essa produção começa a cair, de modo que, aos 50 anos, produzimos apenas 50% da quantidade necessária para manter a integridade de órgãos e tecidos. Os bioestimuladores são uma nova categoria de substâncias que atuam na reposição do colágeno perdido no organismo, mas de forma natural. Diferentemente dos outros compostos utilizados no 
 
mercado, são aplicados de maneira simples e pouco invasiva. Através da injeção de substâncias dentro da pele, uma resposta inflamatória é desencadeada, gerando um estímulo para síntese natural de colágeno, o que, com o tempo, concede à pele uma aparência mais firme e jovem. Dentre as técnicas que promovem a bioestimulação de colágeno, destacam-se:

Ácido poli-L-láctico: combate à flacidez, celulite e sinais de envelhecimento

Considerado o procedimento máster na bioestimulação de colágeno, aumenta em até 400% a produção desta substância no organismo, sendo um poderoso agente no combate à flacidez, celulite e sinais de envelhecimento, inclusive das mãos. Embora não seja considerado propriamente um preenchedor, o ácido poli-L-láctico concede um aspecto mais volumizado à área tratada. Isso porque o novo colágeno fortalece e aumenta a espessura da derme, deixando-a com uma aparência rejuvenescida e uniforme. Pode ser aplicado em pacientes a partir dos 30 anos de idade. É indicado para tratar a flacidez da face, pescoço e colo; flacidez corporal e celulites.

Hidroxiapatita de cálcio (CaHA): sua pele mais suave e natural

A hidroxiapatita de cálcio é uma ótima alternativa para o rejuvenescimento das mãos, seja pela aparência de uma pele envelhecida, ou, como vemos com relativa frequência, mãos emagrecidas, com veias e tendões muito evidentes. Além disso, estimula o colágeno e proporciona um excelente efeito preenchedor.

Policaprolactona (PCL): hidratação, firmeza e elasticidade

É um preenchedor facial que, além de corrigir volumes, contornos e definições do rosto, atua na bioestimulação da produção de colágeno, graças ao seu princípio ativo, a policaprolactona (PCL). Esse processo favorece a hidratação, firmeza e elasticidade do tecido, contribuindo para a revitalização da pele como um todo. O resultado é suave e natural e pode durar por vários meses, dependendo da versão utilizada e da área da aplicação. Para resultados ainda melhores, recomenda-se que seja associado a outras técnicas de rejuvenescimento.
É indicado para preenchimento do sulco nasolabial, preenchimento de dobras e linhas do queixo, lifting do arco da sobrancelha, reposição do volume das bochechas, remodelação do contorno do queixo e rejuvenescimento das mãos.

Fios de sustentação: efeito lifting

Os fios de sustentação são absorvíveis e implantados na camada subcutânea. Promovem simultaneamente estímulo de colágeno e efeito lifting por tração mecânica exercida pelos cones contidos nos fios, a fim de elevar a pele flácida. Ao mesmo tempo, estimulam a produção de colágeno e elastina na área tratada. A partir dos 40 anos, os tecidos da face tendem a se tornar flácidos. Com isso, a gordura começa a ceder, formando o sulco nasogeniano e provocando a perda do contorno na área da mandíbula. “Todas essas alterações, inicialmente, se apresentam de forma leve, o que faz com que esta técnica seja bastante recomendada para o rejuvenescimento da face. Além do rosto, outras áreas que apresentam flacidez também podem ser tratadas com os fios de sustentação, como a região inferior do abdome, parte interna dos braços (famoso tchauzinho) e a parte interna das coxas. Os fios que usamos são aprovados pela ANVISA e pelo Food and Drug Administration (FDA/EUA), maior órgão fiscalizador do mundo, além de inúmeras agências reguladoras de países europeus e asiáticos”, relata Dr. Carlos Alves Junior.
 
 
















A harmonização facial está em alta!
Nos consultórios dermatológicos, a busca por procedimentos que alinham traços e eliminam as imperfeições é crescente. Uma das técnicas de harmonização facial mais comentada atualmente, o MD Codes (Códigos Médicos, em português) consiste na aplicação de ácido hialurônico em pontos específicos da face, restabelecendo a estrutura e sustentação do rosto (efeito lifting). Esses pontos são representados por letras e números. As letras referem-se à área anatômica a ser tratada e os números indicam a sequência de aplicações. É um procedimento que preserva as características do paciente, camuflando apenas o que precisa ser corrigido. Indicado tanto para retardar como para prevenir o envelhecimento, é considerada uma ótima solução para quem passou por processos de emagrecimento e perdeu volume da pele do rosto.



Preenchimento labial
O preenchimento labial pode fazer parte de um contexto de rejuvenescimento ou harmonização facial. Consiste na aplicação de ácido hialurônico nos lábios do paciente, a fim de volumizar ou definir o contorno. Recomenda-se injetá-lo de maneira comedida, em pequenas doses, a fim de promover um resultado sutil e natural.
O procedimento permite reforçar o chamado “arco do cupido” - estrutura da anatomia labial localizada no centro do lábio superior -, bem como criá-lo em pessoas que não o possuem; amenizar o aspecto enrugado, modelar o contorno da boca ou apenas equilibrar o tamanho dos lábios um em relação ao outro.
 










Tecnologia para todos os tipos de pele
Reconhecido pela seriedade e preocupação com a saúde integral do paciente, o Instituto da Pele dispõe dos mais modernos equipamentos na área da medicina dermatológica. Um dos destaques é o laser micropulsado Q-Switch, uma multiplataforma que permite o tratamento de uma ampla gama de indicações clínicas e estéticas, como: suavização de linhas de expressão, acne e cicatrizes, redução do tamanho dos poros, melhora da textura e vitalidade da pele, estimulação e produção de colágeno, sobretudo, remoção de manchas (melasma) e tatuagens. É um aparelho compatível com os mais diferentes tipos e cores de tecido cutâneo, podendo ser usado em qualquer pele. Também permite tratamentos rápidos, praticamente indolores e sem a necessidade de downtime, ou seja, tempo para repouso, podendo o paciente manter normalmente sua rotina de atividades.


Eficiência no combate ao melasma
O laser micropulsado Q-Switch é o único tratamento para melasma aprovado e certificado pela Anvisa e pelo FDA.

"O melasma é uma consequência do excesso de melanina na pele, o que causa manchas escuras na face e em outras regiões do corpo, principalmente nas mulheres. Ao atingir a região demarcada em picos ultrarrápidos, o laser provoca a microfragmentação da melanina, quebrando-a em pedaços infinitamente menores. Outro diferencial é que esta tecnologia atua com o efeito mecânico, e não térmico, ou seja, ela afeta a mancha sem aquecer os melanócitos (células que produzem melanina e manchas). Os resultados são rápidos, potencialmente efetivos e podem ser observados em poucas sessões. Em sua função vascular, também consegue tratar os vasinhos do melasma, que são responsáveis por muitos casos que não respondem a outros tratamentos”, explica Dr. Fernando Alves.


Remoção segura de tatuagem
A tatuagem é uma das formas mais primitivas de eternizar histórias e momentos na pele. No entanto, com o passar do tempo, existem lembranças que preferimos apagar. Nesta hora, o laser micropulsado Q-Switched Nd YAG entra em cena novamente, sendo o mais moderno equipamento na remoção das tatoos, inclusive as coloridas. A tecnologia do laser atinge somente os pigmentos da tinta, dos mais escuros aos mais claros, sem machucar a pele em volta. A duração de pulso é de apenas 5 nanossegundos (5 bilionésimos de segundos), enquanto que a maioria dos lasers trabalha com uma duração de pulso de 20 nanossegundos. Isto faz com que ocorra uma fragmentação maior de pigmentos, que depois são absorvidos e eliminados pelo próprio organismo e com menor chance de efeitos colaterais, como bolhas e lesões. O Instituto da Pele trabalha há mais de 10 anos com a remoção de tatuagens.

Protocolos que proporcionam beleza e bem-estar
O laser micropulsado Q-Switch também é um grande aliado do rejuvenescimento facial e corporal. Dependendo do objetivo, ele tem protocolos diferentes, ou seja, são ajustadas as ponteiras e a potência de modo a conferir o efeito glow à pele do paciente. O efeito glow é a nova tendência entre homens e mulheres que almejam uma pele iluminada e saudável de maneira natural.

Lumina
O Lumina é o protocolo certeiro no combate às olheiras e manchas da pele. O laser atua diretamente nos melanócitos, promovendo o clareamento da região. Ao mesmo tempo, o feixe de luz emitido pelo equipamento trabalha na estimulação do colágeno, redução de rugas finas e fechamento dos poros, concedendo à pele aparência mais uniforme e lisa.

Hollywood Peel
É um dos procedimentos mais indicados para ser realizado antes de um evento (festa, casamento, formatura), pois garante o efeito de pele de porcelana em uma única sessão.
Primeiro aplica-se na pele do paciente uma loção de carbono fotossensível feita de lama mineral de rocha vulcânica e extratos vegetais, a qual absorve o feixe de laser, promovendo um peeling imediato. Logo na primeira sessão é possível perceber melhora do viço e brilho da pele. Quanto mais sessões, maiores os benefícios, sendo este protocolo indicado também para a redução de linhas de expressão, manchas e tratamento contra a acne.

Dr. Carlos Alves Junior - Diretor Técnico Médico - CRM-PR 22692 / RQE 14108
Veja também:
Clínica Dr. Empinotti
Família: a bússola que guia Dra. Luciane Hyppolito
A conquista da excelência não aconteceu por acaso
Uma trajetória baseada na busca por conhecimento e excelência
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.