SAÚDE NEWS

Capa

Escolha o que o faz feliz

Dra. Kelinn Avelar

Qual é a sua definição para beleza? É o cabelo loiro, os olhos azuis, ser magro, ter seios fartos? Ou um sorriso perfeito e o corpo sarado? Caso você perceba que está sempre comparando-se a esses tipos de imagens e sentindo-se menos do que perfeito, não está sozinho! Que atire a primeira pedra quem nunca desejou sentir-se mais bonito! Leonardo da Vinci já dizia: “O olhar é a janela da alma, o espelho do mundo”. Já se olhou profundamente e foi capaz de se amar em cada detalhe? Não espere que todas as pessoas façam isso por você! Não se preocupe com as críticas alheias, nem com os padrões de comportamento e de beleza que são impostos pela sociedade. O que realmente importa é procurar a felicidade onde quer que ela esteja: viagens, carreira profissional, relacionamentos pessoais, maternidade / paternidade, condicionamento físico, religião, liberdade financeira, hobbys, beleza, enfim, vale tudo, desde que sua escolha o faça feliz. Manter o equilíbrio entre a saúde física, social e emocional é o segredo de uma vida mais plena. No que se refere à saúde, à beleza e à autoestima, a dermatologia ocupa um papel importante, tratando das doenças da pele, dos cabelos e das unhas. Além disso, é uma grande aliada nos cuidados estéticos faciais e corporais. Doutora Kelinn Avelar é especialista em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica. Atualmente, atende em suas clínicas de Cascavel e de Corbélia e presta serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Centro de Saúde de Corbélia e do Centro de Atenção Especializada (CAE) em Cascavel. Também já trabalhou dez anos no Serviço Móvel de Urgência (Samu) – Aeromédico de Cascavel. Neste ano de 2020 a dermatologista completa 15 anos de experiência na Medicina. Sua formação técnica foi rigorosa e sua busca para aprimorar-se é constante. Participa de cursos e encontros científicos nacionais e internacionais. Também é reconhecida pelo know how de investimentos em modernas tecnologias: ultrassom micro e macrofocado, laser, radiofrequência, entre outros equipamentos, dos quais alguns foi a precursora na região. Nas próximas páginas, você confere essa trajetória e tem acesso às dicas de tratamentos dermatológicos e aos cuidados com a pele em relação ao coronavírus.

 

Acne é uma lesão, vamos tratá-la?

As espinhas e os cravos “lotam” o rosto dos jovens causando sérios desconfortos, especialmente em relação à aparência e à autoestima. Embora seja mais frequente na adolescência, devido às alterações hormonais, também pode ocorrer na fase adulta, acometendo homens e mulheres na região da face, do colo e das costas. Muitas pessoas não sabem que a acne é uma “lesão” causada pelo aumento da produção de sebo, proveniente das glândulas sebáceas, e que pode ter desde a produção de cravos abertos ou fechados, até a acne fulminante, a qual provoca grande inflamação na pele. Mas, calma, tem tratamento: medicações orais, tópicas e vários procedimentos estéticos. Se caso você deseje livrar-se das acnes e das espinhas, a Dra. Kelinn Avelar revela três superdicas.


Photobiodynamic Therapy (terapia fotobiodinâmica)
Esta é mais uma novidade que a Dra. Kelinn trouxe da Europa, em janeiro de 2020, para os seus consultórios médicos. Envolve a administração de produtos que tratam a acne em etapas, sendo que na última administra-se uma droga fotossensibilizante, provocando a ativação por meio de uma fonte de luz. A terapia fotobiodinâmica com as luzes de LED atua nas glândulas sebáceas e na bactéria responsável pela inflamação acneica da pele. Geralmente não tem efeitos colaterais e, com ela, pode-se diminuir em até 60% a acne inflamatória, de acordo com uma quantidade adequada de sessões.
 
 
• Luz intensa pulsada
É muito utilizada na área cosmiátrica, pois proporciona resultados satisfatórios, sem ser invasiva. Auxilia no tratamento da pele acneica, acelera o processo de cicatrização de espinhas e cravos, trata manchas, estimula o colágeno e a melanina, além de melhorar a textura e a cor da pele.


• Peelings
Auxiliam no tratamento das acnes ativas, secando as pústulas e contribuindo no clareamento de manchas, de cicatrizes de acne e no controle da oleosidade. Além disso, o dermatologista te indicará o peeling ideal, de acordo com as necessidades da sua pele, podendo este agir de maneira superficial, média ou profunda.
 





Melasma não tem cura, mas tem tratamento
O melasma não tem cura. Embora não haja uma causa específica para a doença, sabe-se que atinge principalmente as mulheres, estando atrelado à exposição solar e à gravidez. A boa notícia é a possibilidade de tratá-lo, com diversas opções de procedimentos. Escolhemos alguns para você!


• Laser Q. Switched - “laser frio”
É um laser de baixa agressividade, que não causa dor durante ou após o procedimento, sendo minimamente invasivo. Assim, o paciente pode retornar imediatamente às atividades normais. Por meio de uma tecnologia chamada toning, ele atua profundamente e de maneira gradual, devido à rapidez dos pulsos do laser, ajudando a remover os pigmentos. A terapia de laser também pode ser associada aos tratamentos com Peeling de Ouro ou Peeling com ácidos clareadores (como por exemplo, a Cisteamina, uma substância que inibe a produção de melanina e causa uma despigmentação no local).


• Microagulhamento
Neste recurso são utilizados rollers com agulhas finíssimas que perfuram a pele, induzindo o colágeno e as fibras naturais; logo em seguida, aplica-se o drug delivery (drogas que atuam no tratamento do melasma). Este procedimento é seguro e pode ser aplicado em todos os tipos de pele, especialmente nas peles mais morenas.


• Aplicação transdérmica de ativos
No tratamento do melasma recomenda-se a aplicação transdérmica de ativos para combater os inibidores da tirosinase (enzima que produz a melanina e forma o melasma). Doutora Kelinn também aprendeu essa técnica na Europa.


Tecnologias para combater gordura localizada, celulite e flacidez
Tratamentos preventivos devem ser iniciados o quanto antes, pois o tempo é implacável e não perdoa! Felizmente, hoje existem recursos e tecnologias excepcionais que auxiliam significativamente no trabalho do dermatologista. Doutora Kelinn Avelar, além de estar sempre atualizada, fazendo cursos de capacitação e especializações, também investe em equipamentos de última geração. Conheça os tratamentos corporais mais indicados pela médica no combate das temidas celulites, da flacidez e da gordura localizada.


• Bioestimuladores
Auxiliam no tratamento da celulite e da flacidez. Também podem agir como preenchedores, ajudando a dar volume e sustentação à área tratada. Estão entre os best-sellers de tratamentos para celulite. Os mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio e o ácido poli-L-láctico. Essas substâncias injetáveis estimulam a produção de colágeno e a formação de novas fibras elásticas na pele, tornando-as mais consistentes e, como consequência, mais jovens.




• Ultrassom microfocado
O moderno equipamento de ultrassom micro e macrofocado emite energia ultrassônica de alta intensidade, que permite tratar diferentes profundidades da pele. Além da coagulação tecidual, as altas temperaturas do equipamento promovem a desnaturação das fibras de colágeno no tecido gorduroso localizado abaixo da pele, próximo da fáscia muscular. Com a contração dessas fibras estimula-se a formação de um novo colágeno no local, que resulta num efeito de lifting imediato.
O ultrassom microfocado é mais indicado para tratar a flacidez de leve a moderada, tanto facial quanto corporal, sendo uma boa alternativa para quem não deseja encarar uma cirurgia. As áreas que podem ser submetidas a esse tipo de tratamento são face, pescoço, olhos, mãos, rugas periorais, além de barriga, interno de coxa, glúteos, abdômen e joelhos, apresentando resultados eficientes. Já a ponteira macrofocada trata regiões com pequenas quantidades de gordura, como por exemplo, rosto, papada, braços, abdômen, costas e joelhos. Logo na primeira sessão é perceptível o alcance dos resultados.


• Terapia por ondas de choque
É permitido “sofrer” algumas batidinhas e choquinhos para se livrar da celulite! A terapia por ondas de choque ganhou o apelido de “martelinho de ouro”, mas é mais tranquilo do que parece: o fluxo sanguíneo é estimulado com as batidinhas do aparelho e as ondas acústicas agem nos tecidos internos. Tudo para dissolver as celulites e estimular a produção de colágeno.


• Subcision
Apesar de cirúrgico, não é um tratamento extremamente invasivo e tem recuperação rápida. Neste procedimento, uma agulha é introduzida sob a pele com o objetivo de romper o tecido fibroso e seccionar os vasos sanguíneos, provocando hematomas e uma consequente estimulação de colágeno. O tratamento de subcision, além de corrigir rugas, sulcos da face e cicatrizes, também é indicado para celulite de grau quatro, pois levanta a pele do buraquinho que a fibrose estava puxando para baixo.


• Radiofrequência
Funciona por ondas térmicas, sendo indicada para reduzir medidas e devolver o tônus em áreas corporais e faciais, como glúteos, culotes, braços e rosto. Destrói as gorduras indesejadas, ameniza a flacidez e melhora a aparência da pele em relação à celulite. A radiofrequência monopolar focada e profunda, aliada ao sistema cooling, de resfriamento da ponteira, trata a gordura e a flacidez de maneira efetiva e não invasiva, e o melhor, sem desconforto. Precisa-se acoplar uma placa condutora perto da área tratada para focar a condução da corrente. Quanto mais resfriada, mais protegida está a superfície da pele e mais ondas são direcionadas para as camadas profundas, o que favorece o tratamento de pessoas com pouca, média ou muita gordura e flacidez.




Ultrassom macrofocado de alta intensidade elimina gordura localizada
• O mais novo tratamento estético, não invasivo, apresenta a tecnologia de ultrassom macrofocado de alta intensidade (HIFU);
• Tratamentos rápidos e simultâneos na eliminação da gordura localizada;
• Graças à concentração de energia térmica, aliada a um sistema de resfriamento moderno e inteligente, as células de gordura são quebradas e perdem circulação, levando à morte celular. Por fim, as células mortas são naturalmente metabolizadas e eliminadas pelo corpo, por meio das fezes, da urina e da respiração;
• Promove a remodelagem corporal, sendo indicado para tratar as áreas do abdômen, flancos, culote e região interna das coxas;
• Estimulando a produção das fibras de colágeno, diminui a flacidez e combate a celulite.
 
 




Envelhecimento cutâneo e fotoenvelhecimento
O ato de envelhecer pode ser definido como um processo lento e progressivo, resultante de alterações genéticas, hormonais e de fatores ambientais que afetam todo organismo e acometem a estética da pele. Com o passar dos anos, as células perdem sua capacidade de multiplicação e regeneração, o organismo tem perda de tecido fibroso e ocorre naturalmente a deterioração morfológica da pele, ou seja, temos o envelhecimento cutâneo.
A exposição à radiação solar, o estilo de vida, a alimentação inadequada, o tabagismo e a poluição, são alguns agentes ambientais e comportamentais que podem contribuir para acelerar o fotoenvelhecimento. O principal vilão, neste caso, são os raios ultravioletas (UV) que, ao penetrar na camada cutânea, danificam as fibras colágenas, deixando a pele mais seca, áspera e manchada. Para prevenir e tratar o fotoenvelhecimento, os procedimentos mais indicados pela Dra. Kelinn Avelar são:


• Terapia fotobiodinâmica

Com a finalidade de clarear manchas, estimular colágeno e tratar rugas.


• Laser de CO2 fracionado
Considerado pela dermatologista o best-seller para o rejuvenescimento facial, tratamento de rugas e manchas solares. A médica já tem experiência de mais de dez anos no uso desta tecnologia e ministra palestras em congressos de dermatologia sobre o laser de CO2 e rejuvenescimento global da pele.


• Preenchimentos
Visam à correção de sulcos, rugas, marcas e linhas de expressão. O ácido hialurônico, por exemplo, é uma técnica que, além de tratar depressões no rosto de maneira rápida, também estimula a produção de colágeno, melhorando o contorno e o volume facial.


• Luz intensa pulsada
Para clarear manchas, sardas e lesões solares e também para tratar os vasinhos da pele provenientes da exposição solar excessiva.


• Peelings
Estimulam a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas ou de métodos físicos. Doutora Kelinn tem experiência desde os peelings superficiais até os mais profundos como fenol.


Flacidez e queda facial
A flacidez e a queda facial (aparência de face derretida) ocorrem quando no processo de envelhecimento o paciente começa a perder colágeno e os compartimentos de gordura são reabsorvidos, então os sulcos se formam, perdem-se os contornos e a face já não tem mais a jovialidade aparente. Neste caso, são sugeridos os seguintes tratamentos:


• Técnica de MD Codes (harmonização facial)
Promove a sustentação da face, aplicando-se ácido hialurônico profundamente (justa-ósseo), obtendo-se então o lifting facial, a sustentação dos tecidos, o preenchimento dos compartimentos de gordura da face e a recuperação dos contornos.


• Fios de sustentação
São os fios de polidioxanona e os fios de ácido poli-L-láctico que ajudam a estimular o colágeno e eliminar o efeito da face caída.

• Ultrassom micro e macrofocado
Age no Sistema Aponeurótico Muscular Superficial (SMAS), ou seja, atua de dentro para fora, tratando o músculo e, depois, a pele. Resulta no chamado lifting não cirúrgico, promovendo a subida das bochechas, "cola” a pele do pescoço e, ainda, melhora a flacidez das pálpebras.


• Bioestimuladores
Ácido poli-L-láctico e hidroxiapatita de cálcio atuam estimulando colágeno do próprio organismo e promovem um efeito lifting. Quando associados com ultrassom micro e macrofocado, potencializam ainda mais os resultados, sendo considerados o padrão ouro no tratamento da flacidez facial.


Rugas e sulcos
O primeiro e mais famoso tratamento para as rugas e sulcos da face trata-se da toxina botulínica, substância que causa uma paralisação da musculatura. É indicado para tratar as marcas de expressão causadas pela contração muscular, como pés de galinha, linhas da testa e rugas entre as sobrancelhas. Outros tratamentos que também surtem efeitos positivos para esses casos são os preenchimentos, os fios de sustentação e o laser CO2.




O coronavírus e a pele
Em tempos de coronavírus, à medida em que os casos de contaminação aumentam, também surgem dúvidas sobre a correlação do vírus com outras doenças, inclusive com a pele, considerada o maior e mais exposto órgão do corpo humano.
Pesquisas recentes, realizadas por médicos italianos da Academia Europeia de Dermatologia, comprovaram que o vírus SARS-CoV-2 não penetra na pele, porém o micro-organismo sobrevive nela por meio de gotículas de saliva e espirros disparados no ar pelas pessoas durante algum tipo de contato, ou quando toca-se superfícies e objetos contaminados.
Quando isso ocorre, nossas mãos desprotegidas costumam a todo instante tocar a boca, as vias aéreas e os olhos, sendo inevitável a possível contaminação pela Covid-19. Para evitar o contágio da doença, instituições de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam à população a higienização correta das mãos com água e sabão, além de passar álcool em gel a 70%, um potente antisséptico capaz de quebrar a camada externa composta de gordura que envolve o vírus.
O uso frequente do álcool em gel remove os lipídios naturais (chamado de manto hidrolipídico) provocando ressecamentos profundos, descamações, irritações, rachaduras, infecções, vermelhidão, dermatites graves e, inclusive, o envelhecimento precoce da pele das mãos.
A situação pode ser agravada quando se trata da pele de crianças e idosos que, naturalmente, possuem uma derme mais fina, sensível e com pouca pigmentação. Os médicos e enfermeiros, também sofrem com problemas de secura nas mãos, pois devem higienizá-las por inúmeras vezes ao dia, em virtude do contato com os pacientes.
Além disso, alertar a população de que o álcool em gel é altamente inflamável: quando perto ou em contato com o fogo, pode causar queimaduras graves na pele.
Para manter as mãos bonitas e saudáveis e, ao mesmo tempo, combater o coronavírus, após o uso do álcool em gel indica-se passar cremes hidratantes à base de glicerina, ácido hialurônico, extrato de aveia e óleo de uva várias vezes ao dia.
Além dos cuidados com as mãos e mesmo sendo época de pandemia, não deixe de reservar um tempo só para você. Faça skincare, hidrate a pele, dê continuidade em seus procedimentos dermatológicos, passe protetor solar e não interrompa os medicamentos via oral sem a orientação do seu médico.


COVID-19 X barba e cabelo
O coronavírus pode estar em qualquer lugar, inclusive no cabelo, barba e bigode, que podem potencialmente, reter gotículas infectadas com o vírus e aumentar o risco de contaminação. No caso dos homens, raspar a barba é uma boa medida, pois ela atrapalha a vedação com o uso da máscara. Mas quem deseja mantê-la, deve evitar colocar as mãos constantemente, além de higienizar a barba muito bem. A mesma atenção deve ser dada aos fios do cabelo. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta manter os cabelos presos e evitar passar as mãos nos fios e lavá-los com mais frequência, pois, assim como o sabonete, o shampoo possui uma molécula (adstringente) que ajuda eliminar o vírus.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reuniu em uma cartilha orientações para prevenir as feridas provocadas pelos EPIs:
• Alternar o uso dos equipamentos diferentes;
• Deixar a pele sempre hidratada por meio de produto próprio para a região da face;
• Lavar o rosto com sabonete neutro;
• Tirar os equipamentos de proteção durante meia hora a cada quatro horas de trabalho;
• Devido ao uso exaustivo das máscaras surgem feridas nos rostos. Por isso, recomenda-se o uso de uma espuma de silicone, aplicada na região nasal e na parte de trás das orelhas.


Verdadeiros heróis
Quando cuidar do outro é um trabalho que salva vidas, o zelo com o próprio corpo fica em segundo plano. Em meio à pandemia, profissionais de saúde se tornaram verdadeiros heróis. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, socorristas (...) passam horas na linha de frente. Eles vestem-se com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), porém, mesmo com todos os devidos cuidados, alguns destes profissionais acabam, lamentavelmente, sendo contaminados pelo coronavírus. Deixamos aqui nossa homenagem e o nosso muito obrigado a todos os que estão se dedicando para o fim dessa pandemia!
 

 
 

 
Veja também:
Viva a sua melhor versão
Instituto de Radiologia Cascavel
Uopeccan o pulsar da vida
Clínica Ortopédica Especializada em Cirurgia de Quadril
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.